sexta-feira, 22 de junho de 2012

COLESTEROL - Saiba mais!



O colesterol é uma substância natural existente no organismo dos seres humanos e também de vários animais. Conhecido popularmente como gordura, o colesterol é um lipídio produzido no fígado, que está presente em diversos tecidos do corpo, principalmente os tecidos do cérebro, dos músculos e da pele.
Ele também é encontrado no fígado, no intestino e no coração, desempenhando uma função importante para o funcionamento destes órgão. A maior parte do colesterol de que precisamos é produzida pelo próprio organismo e outra parte vem dos alimentos de origem animal.

AS FUNÇÕES DO COLESTEROL NO ORGANISMO ----> Ao contrário de que se pensa, quando o colesterol se encontra presente em nosso organismo em níveis normais, ele desempenha um papel muito importante e benéfico, pois se trata de uma substância necessária para o bom funcionamento dos órgãos do corpo. Dentre várias funções benéficas desempenhadas pelo colesterol estão:

. A regulagem do funcionamento das células do corpo conforme a temperatura.

. Participa do metabolismo de importantes vitaminas, tais como as as vitaminas A, D e K.

. Participa, também, da produção de diversos hormônios sexuais e certos esteroides.

. Pesquisas recentes mostram que o colesterol tem uma importante função antioxidante no organismo, ajudando a combater os radicais livres.

. Participa da produção da bílis, substância essencial no processo digestivo.

Vale ressaltar que, quando os níveis de colesterol estão acima de certo valor limite, ele passa a ser prejudicial à saúde, causando o aumento no risco de doenças cardiovasculares. É por esta razão que o chamado colesterol alto passou a ser uma das grandes preocupações da vida moderna, pois já se sabe que o colesterol elevado está entre os principais fatores de aumento de risco de doença cardiovasculares.




O QUE SÃO O COLESTEROL ALTO E O COLESTEROL BAIXO ----->  Para que o colesterol possa desempenhar suas funções no organismo, ele precisa circular por toda corrente sanguínea para chegar aos diversos órgãos do corpo. Porém, como o colesterol é uma substância que não dissolve no sangue, ele precisa se ligar a outras substâncias, que ajudam na circulação do colesterol, são chamadas de lipoproteínas, e são classificadas em dois tipos.

. Lipoproteínas de baixa densidade (Colesterol LDL) ------> São proteínas que fazem o transporte do colesterol do fígado para o restante do corpo. Porém, quando estas proteínas estão em excesso no organismo, elas passam a formar placas de gorduras nas paredes dos vasos sanguíneos, e desta forma, passam a constituir um problema de saúde. O acúmulo de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos provoca a aterosclerose, que é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, e é por esta razão que as lipoproteínas de baixa densidade são também chamadas de colesterol ruim.

. Lipoproteínas de alta densidade (Colesterol HDL) --------> Estas proteínas também participam do transporte do colesterol do fígado para o restante do corpo por meio da corrente sanguínea. Mas, além disso, elas desempenham outra função igualmente importante: estas lipoproteínas de alta densidade removem as placas de colesterol acumuladas nas paredes dos vasos sanguíneos, promovendo uma espécie de limpeza do sangue. Desta forma, elas ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares provocados pela ação do colesterol ruim. Por este motivo, estas proteínas são chamadas de colesterol bom, pois fazem bem à saúde.

AS CAUSAS DO AUMENTO DO COLESTEROL ------> O consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras saturada, aliado a uma vida sedentária e outros hábitos prejudiciais à saúde, tais como o tabagismo, estão entre as principais causas para o aumento do colesterol.
Vale salientar que, em alguns casos, os níveis elevados de colesterol sanguíneo podem ter origem em fatores genéticos, ou em algum outro problema específico que leve ao aumento anormal da produção do colesterol, como por exemplo, um problema na tireoide. O uso de certos medicamentos também pode ter como efeito colateal o aumento na produçaõ do colesterol.




O COLESTEROL E A ALIMENTAÇÃO 

O colesterol está presente na gordura de todos os alimentos de origem animal, o que inclui tambem os ovos. O colesterol presente nos ovos é de um tipo especial que somente é absorvido em parte pelo organismo, por esta razão, o consumo moderado de ovos não provoca o aumento do colesterol. Alem de ovos e carnes, outros alimentos que apresentam um conteúdo elevado de colesterol são o leite integral e seus derivados, tais como manteiga, queijo e creme de leite.

Existe outro grupo de alimentos que ajudam na redução do colesterol ruim. Estes alimentos contêm o que os nutricionistas chamam de gorduras insaturadas. Entre eles estão os óleos vegetais, de oliva, de canola, de soja, de milho e de girassol, além das nozes, avelãs, abacate e margarinas. No entanto existem alimentos que são muito calóricos e podem levar ao aumento do peso, devendo, por isso, ser consumidos com moderação.

A MEDIÇÃO DOS NÍVEIS DE COLESTEROL

TIPO                                 DESEJÁVEIS       NO LIMITE       ALTO
Colesterol total                   Abaixo de 200        200-230               Acima de 240
Colesterol LDL (Ruim)       Abaixo de 130        130-150               Acima de 160
Colesterol HDL (Bom)       Acima de 50


REMÉDIOS CASEIROS PARA BAIXAR O COLESTEROL

. Suco natural para reduçaõ do colesterol ----> Ingredientes
                                                                            
                                                                             1 copo de água mineral ou filtrada
                                                                             1 maçã média
                                                                             1 pepino pequeno
                                                                             1 porção de salsão

Modo de preparar: coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem até obter uma mistura bem consistente e homogênea. Não coloque açúcar nem adoçante.
Modo de usar: Beba o suco assim que ficar pronto, de preferência pela manhã.

. Preparado de alho com cebola  ------> Ingredientes
                                                                2 cebolas
                                                                3 dentes de alho
                                                                2 limões
                                                                1 liro de água mineral ou filtrada

Modo de preparar: leve as cebolas e os dentes de alho ao fogo e deixe cozinhar durante 15 minutos. Em seguida, passe em um coador e adicione o suco dos 2 limões. Guarde esse preparado em um frasco estelerizado.
Modo de usar: Beba um copo deste preparado 4 vezes ao dia.




Fonte: Coleção Cuidados com a Saúde / Colesterol e Perigo - Ano II, N° 7 - Editora Sampra. Pesquisa e texto: Paulo Eneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário