quarta-feira, 27 de junho de 2012

Acupuntura Canina: prazer em conhecer!


Rufflo na sessão de acupuntura com Júlia (veterinária)

Júlia e o seu assistente na sessão

Rufflo relax depois da sessão de acupuntura

 Durante o mês de Junho estive no Hospital Veterinário Reino Animal, de modo que, meu cachorro Rufflo da raça Rottweiler está sendo acompanhado pelos excelentes profissionais (veterinários) que trabalham com muito amor, dedicação e competência naquela empresa.
Rufflo tem displasia, ou seja, uma doença ortopédica hereditária, e, como consequência, passou a sofrer desconfortos nas articulações que resultaram em certas limitações, principalmente no caminhar. Durante a conversa com os veterinários sobre o estado clínico de Rufflo, foi sugerido algumas sessões de acupuntura para ele. Fiquei pensando se isso serviria para melhorar a qualidade de vida do animal, e assim sendo, foi decidido iniciar as sessões com a veterinária Júlia Márcia. Desde o início do tratamento já foram realizadas três sessões, e, assim sendo, percebemos uma melhora fantástica no dia a dia do animal, pois o mesmo passou a caminhar melhor, está mais ativo e brincalhão como era antes da doença.
Diante desse fato, o Natturalissimo não poderia  deixar de pesquisar sobre a acupuntura, mesmo de   forma superficial e informar para os leitores. Abaixo estão algumas informações sobre a acupuntura:

. "A filosofia da antiga China que está por trás da terapia da acupuntura e de outros aspectos da medicina chinesa é resultado dos pontos de vista dos antigos chineses a respeito das relações entre os seres humanos e o universo que nos rodeia;"

. 'Os chineses veem os seres humanos como um microcosmo dentro de um macrocosmo universal;"

. "Os princípios que regem o funcionamento da maquinaria interna dos seres humanos se refletem nos relacionamentos universais do fluxo energético;"

. "Um dos conceitos básicos do fluxo de energia é a existência do ch'i ou qi, uma substância energética que flui do ambiente para o corpo. O ch'i é uma espécie de energia sutil que impregna o ambiente;"

. "Os pontos de acupuntura são vias de acesso através das quais a energia pode fluir dos campos energéticos ambientais para campos sutis do corpo físico e elétrico;"

. "A acupuntura leva a energia ch'i até os órgãos através dos pares de meridianos que correm ao longo dos lados direito e esquerdo do corpo. Quando um órgão está doente ou a na iminência disso, os pares de meridianos que levam energia até os órgãos demonstram a existência de um desequilíbrio elétrico entre os dois lados do corpo;"

. "Os chineses acreditam que o universo mantém-se num estado de equilíbrio dinâmico entre polos de natureza oposta, cuja essência é chamada de yin e yang. Para a conquista e manutenção da saúde é fundamental um correto equilíbrio entre as forças yin e yang no interior do microcosmo representado pelo organismo humano;"

. "A estimulação dos pontos de acupuntura produz alterações no sistema nervoso (liberação de endorfinas e alívio da dor, por exemplo) porque os meridianos influenciam indiretamente os caminhos neurais do corpo;"

"O sistema de meridiano acupunturais é ao mesmo tempo uma interface de diagnóstico e uma interface terapêutica. As alterações energéticas do sistema meridiano podem ser usadas para se fazer medições nos pontos de acupuntura a fim de detectar a presença de doenças. Inversamente, a energia pode ser introduzida no sistema de meridianos para promover a cura de doenças por meio de diversas modalidades de tratamento, incluindo a estimulação dos pontos de acupuntura através de agulha, correntes elétricas, ondas sonoras, luz laser e pressão exercida pelos dedos;"

. "Dentre os métodos de cura atualmente em uso, a acupuntura é um dos mais antigos e, até recentemente um dos mais misteriosos."

É pertinente afirmar que, esse tema é extenso, porém as pessoas que pretendem se aprofundar no assunto, existem várias fontes de pesquisas, tais como: livros, sites e etc.
Enfim, parabéns para todos os profissionais que trabalham com essa ferramenta fantástica, pois ela propicia saúde do corpo e da alma tanto para os animais racionais como irracionais.


Rufflo relax com as agulhas de acupuntura

Hospital Veterinário Reino Animal - Av. Bel Tomaz landim; 1270, Igapó - Natal/RN.
Veterinária: Júlia Márcia Vieira

Referência:  Gerber Richard. Medicina vibracional: uma medicina para o futuro. São Paulo: Cultrix, 1988.

4 comentários:

  1. Muito legal utilizar esta técnica em animais. Se é bom para os humanos, então valeu extender para os animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Tina Furtado! Vivemos na era da medicina holística. Forte abraço.

      Excluir
  2. Parabéns pela descoberta!!!
    Melhoras para Rufflo!!!

    ResponderExcluir