quarta-feira, 14 de março de 2012

LUGAR DE COMIDA É NA MESA!


O Brasil está na lista dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo, e além do mais, o estilo de vida pode ser evidenciado em pessoas que estão acima do peso, e ao mesmo tempo, deficientes de nutrientes.
Logo, constata-se que o aumento dos ponteiros na balança, assim como, na qualidade de vida, pois esse é o reflexo de um cardápio desequilibrado que são desprezados fontes de vitaminas como, cascas, folhas e sementes.
Portanto, é possivel reverter esse quadro e comer melhor gastando pouco dinheiro, ou seja, basta criar hábito de aproveitar todas as partes dos alimentos nas refeições durante o dia.

DICAS:  

. CASCA DE BATATA: pode ser consumida refogada, assada ou usada no preparo de caldos e sopas;

. CASCA DE CEBOLA: ideal para fazer chá, bolinhos assados, tortas e refogados;

. CASCA DE OVO: pode ser aproveitada como farinha, pois o ovo é rico em cálcio e pode ser consumido por crianças, gestantes e mulheres na menopausa (que sofrem com a carência de cálcio). Você deve preparar colocando as cascas de ovos limpos e secas, cubra com água e deixe cozinar por 40 minutos. Escorra, quebre as cascas com as mãos e disponha em uma assadeira. Leve ao forno médio, preaquecido, até secar completamente, lembrando de mexer com uma colher para não queimar. Bata no liquidificador até obter um pó. Conserve em pote fechado.
. PÃO DURO: triture no liquidificador e use no lugar da farinha no preparo de carnes à milanesa no forno, ou misture com outras farinhas e polvilhe sobre saladas e pratos principais;

. FOLHAS DE CENOURA: vão bem no preparo de tortas, farofas, e bolinhos assados;

. SEMENTE DE MAMÃO: muito nutritiva, pode ser consumida na forma de geleia e molhos;

. CASCA DE ABACAXI: procure fazer suco, compostas e geleia;

. A PARTE DURA DO PALMITO: experimente cozinhá-la para rechear tortas ou servi-la como entrada de assados;

. LEITE: abriu a caxinha de leite e não usou tudo? Em vez de azedar, prepare iogurtes, molhos para saladas e bolos.

De acordo com um levantamento feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existe um desperdício de aproximadamente 20% dos alimentos consumidos em casa.

Fonte de pesquisa: Dieta & Saúde - Ano 2 - N° 3 / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário