quinta-feira, 1 de março de 2012

BABOSA: A faxineira do organismo

                       
A Babosa (Aloe vera) é um planta milenar, utilizada por imperadores, faraós, conquistadores e, na atualidade, pela indústria de cosméticos. Ela representa uma das mais generosas dávidas da natureza para o Ser humano.
A Aloe vera é constituída de 96% de água e de 4% de complexas moléculas de carboidratos. Essa quantidade de água que torna capaz de exercer seu mais importante papel: o de penetrar profundamente em qualquer tecido e lá operar seus efeitos prodigiosos. Em sua composição foram identificadas inúmeras substâncias, ou seja, polissacarídeos contendo glicose, galactose, xilose, tanino, esteroides, ácidos orgânicos, substâncias antibióticas,enzimas de várias tipos, resíduos de açúcar, uma proteína com 18 aminoácidos, vitaminas, minerais, sulfato, ferro, cálcio, cobre, sódio, potássio, manganês e outras.


REMÉDIOS CASEIROS COM BABOSA:

A Babosa pode ser utilizada no tratamento de calos, pequenas afecções da boca, queimaduras (inclusive térmicas, radioqueimaduras, raio-x e nucleares em geral), feridas, hemorroidas.

DICA: Aplicar a polpa da folha, ou o suco abtido sobre a parte afetada. No caso de hemorroidas, por exemplo, pode-se embeber um chumaço de algodão no suco das folhas e aplicá-lo no local.
Há quem prefira assar as folhas e as esfregar, ainda quentes, sobre as zonas afetadas por dores reumáticas, obtendo, assim um resultado muito positivo. (Receita do Frei Zago).

Gel Dental: Usado para purificar e acalmar irritações em dentes e gengivas. Como creme dental, é eficaz para combater cáries, eliminar tártaros e branquear os dentes.
Ingredientes: 1 pedaço pequeno de folha de Babosa.
Modo de preparar: Corte o pedaço da folha de Babosa à noite e deixe o líquido amarelo escorrer. No dia seguinte, pela manhã, raspe o gel com a colher e passe a escova fazendo a limpeza. O produto faz uma espuma tênue e agradável, sem amargo nenhum.

IN NATURA: Aplicá-se a folha da Babosa (Aloe vera) diretamente sobre as queimaduras e as feridas, sobre a pela seca, as infecções por fungos e as picadas de insetos. Pode-se tomar duas colheres por dia.

TÔNICO: O gel da babosa fermentado com mel e especiarias é empregado como tônico e auxilia contra a anemia, problemas digestivo e hepatite.

Enfim, a Babosa contém inúmeros poderes curativos para a saúde do corpo, assim como, para a beleza da pele e dos cabelos. Nos dias atuais, a ciência já sabe que esses "poderes" vem de suas vitaminas e sais minerais numa composição única. Existem muitas receitas caseiras com a Babosa, porém mostraremos em outras publicações. Qualquer informação sobre outras receitas ou esclarecimentos é só mandar um email para natturalissimi@gmail.com

Fonte de pesquisa: Amaro Augusto Dornelles. Coleção Plantas Curativas. Editora Sampa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário