quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O horário nobre dos ataques cardíacos e derrames cerebrais


Algumas pessoas não sabem que esse salto repentino que fazemos muitas vezes durante as manhãs podem estressar corações já vulneráveis ou despreender coágulos. As estatísticas mostram que a maioria dos ataques cardíacos e derrames acontece entre 6 horas e meio-dia, por isso, acordar pela manhã pode ser perigoso. O motivo ainda é incerto pela ciência, mas estudos relacionados a neurotramissores e hormônios (adrenalina, vasopressina, cortizol) associados ao despertar e ao estresse podem estar agindo, e, principalmente, quando as pessoas acordam e começam a pensar nas situações que esperam naquele dia. Portanto, é nesse periodo que ocorre a maior elevação da pressão. O cortizol inunda o organismo em níveis de dez a vinte vezes maiores do que quando estamos dormindo, pois essa substância ativa o corpo para que entremos em ação rapidamente, ou seja, aumentando a temperatura e acelerando os batimentos cardácos. Essa precipitação química pode forçar o cérebro e o coração, especialmente quando os vasos sanguíneos não estão tão elásticos, sofremos de pressão alta ou temos artérias obstruídas. Quando já estamos de pé, o cortizol baixa e o vasoconstritor entra em ação para manter o estado de vigília.
Portanto, um bom planejamento de véspera, assim como, disciplina nos horários de dormir e acordar, alimentação correta, uma boa meditação e visita ao médico regularmente, certamente ajudará a diminuir os riscos de um ataque cardíaco e derrames cerebrais.

Fonte de pesquisa: Horsteman Judith. 24 horas na vida do seu cérebro. parte 1. São Paulo: Duetto Editorial, 2010.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

DICAS PARA ESTIMULAR A MEMÓRIA

Esquecer onde colocou os objetos, nomes de pessoas ou de fatos da vida, está se tornando cada vez mais comum nas pessoas, por isso, é importante ficar atento(a), pois esses lapsos de memória estão dizendo algo sobre a sua saúde. O estresse também é uma das causas mais comuns na memorização das pessoas, ou seja, de adolescentes e adultos. O Natturalíssimo selecionou um pequeno vídeo com dicas para estimular a sua memória. Então, se deu branco, prepare já para o contra-ataque.

                                                                        

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O consumo de álcool e os efeitos dos medicamentos

Em tese, todo medicamento pode ter interação com o álcool. Apesar da crença de que com os antibióticos isso é mais frequente, bebidas alcoólicas não cortam seus efeitos. Elas aceleram a metabolização fazendo com que o remédio seja eliminado mais rapidamente e, com isso, menor efeito contra as bactérias. Com medicamentos que tenham ação no sistema nervoso central (calmantes, antidepressivos etc.), antialégicos, e os de tratamentos para problemas hepáticos, é necessário ainda mais cuidado. Nesses casos, a interação pode desencadear reações adversas, além de aumentar a lesão em alguns órgãos, dependendo da medicação e histórico médico do paciente.

Fonte de pesquisa: Álvaro Pulchinelli, médico da Promoção Saúde do Fleury Medicina e Saúde.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O BOM CAFEZINHO


O cafezinho nosso de cada dia é a bebida mais consumida do planeta, os seus efeitos sobre a capacidade de concentração são conhecidos na prática por estudantes e profissionais. A cafeína, o principal composto do café, age na área do tronco encefálico e promove alterações no estado de alerta, orientação espacial, tempo de reação e agilidade de locomoção, combatendo temporariamente a fadiga e a sonolência. Os efeitos cognitivos, porém dependem da dose ingerida e do tipo de tarefa estudada. Sabe-se que a atenção pode modificar a atividade neural de áreas corticais específicas que participam dos processos perceptivos. Isso significa que a ampliação da atenção é capaz de aumentar a resposta dos neurônios a determinados estímulos, ou seja, as respostas tendem a ser mais rápidas e precisas. Em relação a memória, porém não há dados conclusivos sobre os efeitos do café. A molécula psicoativa responsável é a metilxantina, das famílias dos alcalódios, usada em inúmeros medicamentos desde analgésicos até drogas para o tratamento da asma. Diversos estudos, entre eles os do farmacologista Alberto Ascherio, da Universidade de Havard, sugerem que o consumo regular pode reduzir também o risco de Parkinson. De fato, levantamentos epidemiológicos verificaram que a maior ingestão de café ao longo da vida está associado a menor incidência patológica. Nos últimos anos, vem crescendo o interesse em estudos sobre as possibilidades de a cafeína proteger contra o Alzheimer.

Fonte: Scientific American/Revista Mente Cérebro. N° 218.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

O poder da Maçã na saúde



                                                                               
Muitos sabem que a maçã é um alimento com poucas calorias e que ajuda na dieta do emagrecimento, mas o que muitos desconhecem é o lado terapêutico, ou seja, suas propriedades fantásticas, assim como, os seus benefícios para a saúde.
O consumo regular de maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina encontrada na casca. Basta uma maçã por dia para você acabar com os riscos de ter alguns tipos de tumor, principalmente o de intestino. Além disso, você ingere substâncias que protegem as artérias e que ajudam a controlar os níveis de açucar no sangue. A maçã também ajuda a abaixar o colesterol, pois a quercetina presente na fruta dificulta o acúmulo de gordura nas artérias, de modo que, impede a absorção do colesterol no intestino.
Enfim, Natturalíssimo apresenta 16 motivos para consumir a maçã:
1. Preserva a saúde dos ossos e previne osteoporose;
2. Previne e ajuda a curar asma e as alergias: as doenças do coração; o cancro (cancêr) do pulmão, fígado, do cólon e da mama;
3. A quercina ( que existe principalmente na casca) que previne as doenças de Alzheimer e Parkison;
4. A peptina da maçã favore a digestão e ajuda a reduzir o colesterol ruim. (LDL);
5. As vitaminas e antioxidanres audam a previnir os problemas da vista;
6. A maçã é ótima para controlar o excesso de peso e diabetes, devido às suas fibras;
7. Excelente fonte de vitaminas C, B1, B2, A e E;
8. Fornece uma boa quantidade de fibras solúveis e insolúveis.
9. Possui alto teor de potássio que previne etenção de líquidos;
10 Previne os cálculos bilares ( pedra na vesícula) e os cálculos renais;
11. Previne a arteriosclerose;
12. Previne Hipertensão;
13. Previne a prisão de ventre e trata a diarreia;
14. Tem propriedade anti-inflamatória, antibacterianas e até antivirais.;
15. Os carboidratos da maçã fornecem mais energia do que uma barra de chocolate, com muito menos calorias;
16. Os taninos previnem a cárie dentária, o tártaro e as infecções urinárias.

Fonte de pesquisa: Revista Beleza, saúde e cia. Ano 1, Edição 4, A C.T Editora Ltda.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Natturalíssimo: Plantado uma Semente

                                                                                    
                                                                                   
As tranformações ocorridas nas últimas décadas através da globalização, assim como, a evolução da legislação ambiental, vem resultando em mudanças no comportamento das pessoas no seu habitat. Diante desse cenário, o Natturalíssimo surge como uma semente que pretende espalhar e cultivar melhorias à sociedade, ou seja, através de todos as formas que proporcionem saúde física e mental, entretenimento, conhecimentos, e acima de tudo, relações humanas através do meio ambiente.