A saúde é um bem valioso para todas as pessoas, e assim sendo, temos que evitar que certas mazelas nos pegue de surpresa durante nossa existência. Diante disso, o Natturalíssimo irá mencionar algumas doenças que acometem as pessoas do sexo masculino.
É pertinente afirmar que, para evitar problemas da saúde, todos os homens precisam cultivar hábitos saudáveis, ou seja, praticar exercícios, ter uma alimentação balanceada, evitar vícios. Sempre que possível, visitar o médico e pedir um exame completo. A seguir, conheça os principais inimigos da saúde do homem.
. Alcoolismo e tabagismo: relacionados com o estilo de vida de cada indivíduo, alguns hábitos como o consumo excessivo de álcool e o fumo podem levar ao vício e causar doenças como cirrose e câncer de pulmão.
Dica: reduza ou, se possível perca esse hábito para ganhar mais qualidade de vida.
. Câncer de próstata: cerca de 15 a 20 mil homens morrem com câncer de próstata. A doença não apresenta sintomas iniciais, por isso, todo homem deve procurar o urologista por volta dos 40 anos de idade.
Dica: o diagnóstico é feito através do exame de sangue PSA e do toque retal da próstata. Lembrando que esses exames não substituem um ao outro.
. Diabetes: A diabetes é caracterizada pelo aumento do açúcar, ou glicose, no sangue. Pode causar infarto, derrame cerebral, cegueira, impotência, doenças nos rins, úlcera nas pernas e até amputação de membros. Os pacientes com histórico familiar devem evitar fatores de ricos.
Dica: mantenha o peso normal, pratique atividades físicas regulares, não fume e controle a pressão arterial.
. Hipertensão: A Hipertensão, ou pressão alta, ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 14 por 9. A doença aumenta o risco de doenças no coração, derrames, doenças nos rins, problemas de artérias e na visão. Pesssoas com histórico familiar e da raça negra devem ficar ainda mais atentas.
Dica: pratique exercícios físicos, abandone o consumo de bebidas alcoólicas, mantenha um peso saudável e procure ter uma alimentação equilibrada evitando sal.
. Obesidade: na maioria dos casos, a obesidade tem relação com o desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia no corpo, ou seja, a pessoa se alimenta mais e exercita menos. A obesidade pode diminuir a qualidade de vida e ser fator de risco para várias doenças.
Dica: pratique mais exercícios e busque uma dieta balanceada, consumindo mais frutas e verduras, e menos gorduras e doces.
. Doenças sexualmente transmissíveis: são doenças contraídas através da atividade sexual, sem a utilização de preservativos com uma pessoa infectada. Os sintomas mais aparentes são feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas doenças, entre ela a AIDS, podem não apresentar sintomas iniciais. Em caso de suspeita procure o serviço de saúde.
Dica: evite as doenças sexualmente transmissíveis utilizando a camisinha em todas as relações
Nenhum comentário:
Postar um comentário