segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Câncer de Próstata - Um risco iminente





Em pleno século 21, muitas doenças vem atingindo de forma maligna os homens brasileiros, e, dentre elas, o Câncer de Próstata está se destacando no sexo masculino, de modo que, 40% nunca foram em um urologista, segundo pesquisas.
Diante disso, o Natturalíssimo apresentará um texto sobre a doença pela Dra. Anny Hellen.
"Atualmente, o câncer de próstata é o quinto tumor mais frequente no mundo, com cerca de 800 mil novos casos sendo diagnosticados a cada ano.
A real incidência deste tipo de tumor é provavelmente maior do que essa, já que a doença pode permanecer em estado subclínico por mais de 10 anos, podendo não ser diagnosticada. Em outras palavras, nem todo câncer de próstata apresenta repercussão clínica, e a incidência da doença reflete, em grande parte, o resultado dos programas de rastreamento.
A partir do uso da dosagem do Antígeno Protático Específico (PSA) no rastreamanto do câncer de próstata, na prática clínica, houve um pico de incidência dessa doença. A história familiar de câncer de próstata está claramente associada  ao maior  risco para o seu desenvolvimento, de maneira que a presença de um, dois ou três familiares afetados aumenta esse risco em até 2,5 e 11 vezes, respectivamente.
Dado, aos fatos citados, antes da publicação de novos estudos, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda a realização do rastreamento da neoplasia de próstata com exame de PSA anual e toque retal em homens entre 50 a 80 anos; e nos homens com parentes de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata, o rastreamento pode ser iniciado aos 45 anos."

Fonte: DRA. ANNY HELLEN; Jornal Hemo-Onco, vol.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário