segunda-feira, 23 de julho de 2012

Frutas marrons na sua dieta


Castanhas de caju

Nozes

Amêndoas

  Também conhecidas como oleaginosas, essas sementinhas saciam a fome entre os intervalos das refeições e contribuem para a diminuição da ansiedade. As mais conhecidas são as castanhas, as nozes e as amêndoas.
Elas podem ser consideradas sementes ou a parte comestível das plantas e são ricas em vitaminas que garantem o bom funcionamento do organismo, pois apresentam gorduras mono e poli-insaturadas em sua composição.

Castanhas: ricas em ômega 3 e minerais como Zinco, manganês e potássio, exercem um papel importante na prevenção de doenças como perda de memória, colesterol alto, estresse e cansaço excessivo. O tipo mais comum e barato é a castanha de caju, que além de ser fonte de vitamina E, possue um poderoso antioxidante no combate ao envelhecimento das células. Quando consumida frequentemente em poucas quantidades, a castanha de caju ajuda a amenizar o nervorsismo, combate a depressão e garante mais energia ao corpo sem deixar de lado a proteção que oferece ao sistema cardiovascular. A porção ideal é 40g (sem sal)/dia.

Nozes: Elas podem ser consumidas puras ou acrescidas a sucos, vitaminas, saladas ou iogurtes. Conhecidas por reduzir em até 65% o risco de doenças cardiovasculares, essas oleaginosas também diminuem os níveis de colesterol ruim, dificultando a formação de coágulos que podem causar derrames e infartos e previnem o surgimento de placas nas artérias, graças às substâncias mágicas: zinco, selênio, cálcio, ferro e vitaminas do complexo B e E. O ideal para o consumo é 50g/dia.

Amêndoa: Asssim como as outras frutas oleaginosas, a amêndoa é fonte de proteína, potássio, fósforo e gorduras mono e poli-insaturadas. Além disso, contém uma dose significativa de de flavonoides em sua composiçao, é rica em zinco, um mineral que combate o estresse favorece o sistema imunológico e auxilia a cicatrização. A porção ideal é de 6 unidades/dia.

Fonte: Dieta & Saúde ; Ano 2,  N°3 - 2011