terça-feira, 10 de abril de 2012

Os 7 Pecados capitais: quem pode atirar a primeira pedra?



Tão antigo quanto o Cristianismo, os 7 pecados capitais só foram formalizados no século VI quando o Papa Gregório Magno tomando por base as Epístolas de São Paulo definiu eles entre os sete principais vícios de conduta: luxúria, ira, inveja, soberba, preguiça gula e avareza.
Há 35 anos atrás, Roberto Carlos questiona: "por que será que tudo que a gente gosta é ilegal, imoral ou engorda? 
Existem estudos que os pecados estão ligados a processos neurobiológicos que envolvem regiões primitivas do cérebro, e além do mais, eles estão enraizados na nossa biologia devido aos processos evolutivos que trouxeram de maneira direta ou indireta sucesso reprodutivo para os genes dos nossos ancestrais.

 Isso não quer dizer que tenhamos carta branca para sair afrontando o divino por aí, já que se os pecados vem das amídalas e das regiões mais primitivas do cérebro, porém contamos com as áreas mais desenvolvidas para frear os impulsos. A região responsável para barrar os impulsos das amídalas é o córtex pré-frontal, ou seja, uma fatia jovem do cérebro, de modo que, essa estrutura avança e faz o Ser Humano agir diferente. Essa desanimalização é crucial para a vida em sociedade, e se não fôssemos capazes de conter nossos impulsos básicos, viveríamos de maneira caótica. Logo, essa medida quem dá é voce.
Portanto, ninguém pode atirar a primeira pedra, e não é por acaso que mesmo os mais mundanos dos sete pecados tiveram um papel crucial na evolução humana.

Fonte: Revista Super Interessante - Edição Especial, N° 302 A - Março/2012

domingo, 8 de abril de 2012

HOMEM: Principais inimigos da saúde



A saúde é um bem valioso para todas as pessoas, e assim sendo, temos que evitar que certas mazelas nos pegue de surpresa durante nossa existência. Diante disso, o Natturalíssimo irá mencionar algumas doenças que acometem as pessoas do sexo masculino.
É pertinente afirmar que, para evitar problemas da saúde, todos os homens precisam cultivar hábitos saudáveis, ou seja, praticar exercícios, ter uma alimentação balanceada, evitar vícios. Sempre que possível, visitar o médico e pedir um exame completo. A seguir, conheça os principais inimigos da saúde do homem.

. Alcoolismo e tabagismo: relacionados com o estilo de vida de cada indivíduo, alguns hábitos como o consumo excessivo de álcool e o fumo podem levar ao vício e causar doenças como cirrose e câncer de pulmão.
Dica: reduza ou, se possível perca esse hábito para ganhar mais qualidade de vida.

. Câncer de próstata: cerca de 15 a 20 mil homens morrem com câncer de próstata. A doença não apresenta sintomas iniciais, por isso, todo homem deve procurar o urologista por volta dos 40 anos de idade. 
Dica: o diagnóstico é feito através do exame de sangue PSA e do toque retal da próstata. Lembrando que esses exames não substituem um ao outro.

. Diabetes: A diabetes é caracterizada pelo aumento do açúcar, ou glicose, no sangue. Pode causar infarto, derrame cerebral, cegueira, impotência, doenças nos rins, úlcera nas pernas e até amputação de membros. Os pacientes com histórico familiar devem evitar fatores de ricos.
Dica: mantenha o peso normal, pratique atividades físicas regulares, não fume e controle a pressão arterial.

. Hipertensão: A Hipertensão, ou pressão alta, ocorre quando a medida da pressão se mantém acima de 14 por 9. A doença aumenta o risco de doenças no coração, derrames, doenças nos rins, problemas de artérias e na visão. Pesssoas com histórico familiar e da raça negra devem ficar ainda mais atentas.
Dica: pratique exercícios físicos, abandone o consumo de bebidas alcoólicas, mantenha um peso saudável e procure ter uma alimentação equilibrada evitando sal.

. Obesidade: na maioria dos casos, a obesidade tem relação com o desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia no corpo, ou seja, a pessoa se alimenta mais e exercita menos. A obesidade pode diminuir a qualidade de vida e ser fator de risco para várias doenças.
Dica: pratique mais exercícios e busque uma dieta balanceada, consumindo mais frutas e verduras, e menos gorduras e doces.

. Doenças sexualmente transmissíveis: são doenças contraídas através da atividade sexual, sem a utilização de preservativos com uma pessoa infectada. Os sintomas mais aparentes são feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Algumas doenças, entre ela a AIDS, podem não apresentar sintomas iniciais. Em caso de suspeita procure o serviço de saúde.
Dica: evite as doenças sexualmente transmissíveis utilizando a camisinha em todas as relações





domingo, 1 de abril de 2012

Abril - Saiba qual é a melhor opção de frutas para comprar

Abacate

Maçã nacional

Jaca


Parece óbvio, mas muitas pessoas ainda desconhecem que as frutas, verduras e legumes tem épocas certas para serem colhidos. Infelizmente, muitos mecanismos são usados pelos produtores para driblar à natureza, e dentre eles, os agrotóxicos são os mais utilizados no sentido de, adiantar ou atrasar o crescimento das plantas  e consequentemente das frutas.
É importante salientar que, comprar frutas na época certa é a melhor maneira de aproveitar todo os benefícios para o consumo desses alimentos, assim como, para economia doméstica.
Portanto, o Natturalíssimo fez um relação das frutas que estão propícias e indicadas para o consumo no mês de Abril.


Mamão formosa


Kiwi
                                                                                                           
Banana-maçã
. Abacate
. Banana-maçã
. Caqui
. Jaca
. Kiwi nacional
. Maçã nacional
. Maçã naciona gala
. Mamão formosa

Fonte de pesquisa:  CEAGESP - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo.